Pular para o conteúdo
Início » Blog » Entenda como os profissionais jurídicos podem usar OKRs

Entenda como os profissionais jurídicos podem usar OKRs

  • por

As equipes jurídicas desempenham um papel fundamental no sucesso e na proteção de qualquer organização, garantindo que as operações sejam conduzidas de forma legal e estratégica, mitigando os riscos para impulsionar o crescimento. Para superar continuamente as expectativas de desempenho e permanecer ágeis diante das rápidas mudanças legislativas, é preciso estabelecer objetivos claros, realistas e alcançáveis.

O diretor de projetos do Studio by Future Law, Tales Riomar, explica que, “no cenário jurídico atual, em ritmo acelerado e em constante evolução, tornou-se crucial que os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos se adaptassem, alcançassem e mantivessem uma vantagem estratégica”.

Para tanto, algumas equipes jurídicas estão adotando “objetivos e resultados-chave”, ou OKRs (sigla para Objective Key Results), como são mais comumente conhecidos.

Neste texto, discutiremos a importância de implementar a metodologia de OKR na estrutura de sua equipe jurídica. Com sua metodologia detalhista, essa ferramenta tem o potencial de transformar a forma como as equipes jurídicas internas operam e a escala do que podem alcançar, garantindo sua colaboração para os negócios. Confira!

O que são OKRs? E qual é o problema que elas resolvem?

OKRs são uma metodologia utilizada pelas empresas para garantir a coerência das ações de toda a organização com seus objetivos e estratégias. Esse sistema foi criado por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, e tem sido usado pelo Google nas últimas duas décadas.

A ênfase das OKRs está no aspecto quantificável, pois é a mensuração que torna uma meta tangível. Afinal, sem essa definição clara, não se trata realmente de uma meta; é apenas uma vontade/intenção vaga.

Nas palavras de Tales Riomar, “seu foco é promover um senso de propósito, engajamento e responsabilidade dentro de um ambiente jurídicos. Esta abordagem centrada em objetivos cultiva uma cultura de melhoria contínua, facilita a transparência do progresso e impulsiona o alinhamento organizacional”.

E isso é relevante pois, à medida que as organizações expandem em tamanho e complexidade, é natural surgir uma maior diversidade de perspectivas, prioridades e abordagens. Membros diferentes da equipe podem interpretar as metas de maneiras diversas ou ter prioridades antagônicas. Sem uma compreensão partilhada dos objetivos globais da empresa, os membros das equipes tendem a impor as suas próprias agendas.

Porque as equipes jurídicas devem usar OKRs

A gestão de um departamento jurídico ou escritório de advocacia abrange uma variedade de processos, desde a aquisição de clientes até a conclusão de casos. Embora muitos deles sigam métodos de trabalho tradicionais para suas tarefas, outros estão se conscientizando de inovar e optando por metodologias mais práticas.

Nesse sentido, as OKRs oferecem uma abordagem para examinar e aprimorar esses processos, incentivando os operadores do Direito a reavaliarem suas operações, identificando ineficiências e buscando inovações. E isso traz uma série de vantagens:

  • Comprometimento: As OKRs exigem um modelo de revisão constante para determinar se o caminho correto está sendo seguido ou para confirmar se as ações tomadas não estão levando a lugar nenhum.
  • Transparência: O sistema de planejamento previsto na metodologia OKR exige que você melhore a comunicação com todas as áreas e profissionais da sua empresa, ou pelo menos com aqueles com quem você considera vitais para atingir os objetivos traçados.
  • Temporalidade: O mundo jurídico está longe de ser estático. Com as mudanças nas leis, avanços tecnológicos e expectativas crescentes dos clientes, há uma necessidade premente de adaptação rápida. A natureza cíclica e revisível das OKRs permite que os departamentos jurídicos e escritórios de advocacia sejam ágeis. A cada ciclo OKR, a equipe pode reavaliar suas prioridades, aprimorar suas estratégias e responder de maneira mais eficiente às demandas do mercado.
  • Objetividade: Ter objetivos bem definidos é como ter um mapa para onde sua empresa está indo. Isso facilita muito a definição de metas. Mas não se iluda: se você sempre alcança suas metas sem esforço, provavelmente elas são muito simples. É preciso ousar ao estabelecê-las, buscando desafios que impulsionem o crescimento e a inovação.
  • Simplicidade: Focar nos objetivos e nos resultados-chave torna tudo mais fácil de seguir. E o melhor? Isso motiva todos no departamento a se envolverem plenamente.

Como se nota, o cerne das OKRs está o foco nos resultados. Em vez de se perder nas tarefas diárias, os profissionais jurídicos são orientados por objetivos estratégicos que apontam para resultados tangíveis e significativos. Isso pode se refletir em maior satisfação do cliente, aumento da lucratividade ou mesmo expansão do escritório.

Além disso, ao concentrar-se em resultados-chave, os departamentos jurídicos e escritórios de advocacia se tornam mais adaptáveis, capazes de ajustar rapidamente em resposta às mudanças no ambiente jurídico.

Contudo, por mais bem estruturados que as OKRs possam ser, isso não significa que seja uma metodologia fácil de executar. Na verdade, implica compromisso constante e revisão periódica, razão pela qual se recomenda realizar reuniões e acompanhá-las, por sua vez, através de conversas e feedbacks.

Tudo pronto para prosperar nos negócios?

Como foi possível perceber, em vez de se debruçar sobre projetos extensos e sobrecarregados, a abordagem agora é criar diretrizes mais concisas para gerenciar as entregas de forma mais eficiente.

Afinal, o verdadeiro crescimento nos negócios acontece quando se adota uma estratégia embasada em ações que geram (ou não) resultados, ou seja, em uma relação direta de causa e efeito.

Assim, se você busca mais envolvimento e produtividade dos funcionários e o desempenho em todos os níveis da sua organização, a metodologia OKR é uma das melhores ferramentas à sua disposição. “Ao definir metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado, os profissionais jurídicos podem alinhar seus esforços com a visão estratégica da organização, incentivar a colaboração e acompanhar continuamente seu progresso”, arremata Tales Riomar.

Precisa de ajuda em relação ao caminho a tomar neste começo de ano? Não hesite em nos contatar. Sempre é tempo para iniciar uma nova estratégia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress