Pular para o conteúdo
Início » Blog » Legal Design: um novo caminho para reduzir a complexidade dos contratos

Legal Design: um novo caminho para reduzir a complexidade dos contratos

  • por

Profissionais do Direito redigem contratos voltados principalmente para outros profissionais jurídicos? Aparentemente sim, pois segundo uma pesquisa realizada pela IACCM (International Association of Contract and Commercial Management) de cada 10 contratos assinados, apenas 1 foi considerado de fácil compreensão pela parte assinante. Além disso, apenas 17% das pessoas entrevistadas ficaram satisfeitas com o processo de negociação e o seu desenvolvimento.

Tais dados nos fazem perceber que algo está errado, porque um acordo é fundamentalmente uma comunicação estruturada que procura conciliar as expectativas das partes.

De início, pode-se dizer que os dois maiores problemas são provavelmente o fato de os acordos não serem lidos e de serem mal compreendidos, gerando, assim, diversos problemas. As consequências de contratos mal elaborados podem ser devastadoras para ambas as partes envolvidas.

Erros ou linguagem vaga e confusa em um contrato podem prejudicar um acordo até mesmo para as maiores e mais experientes empresas do mundo, como quando o JP Morgan quase arruinou um empréstimo de US$ 1,5 bilhões para a General Motors devido a um formulário incompleto.

Agora, existe uma opção para mudar? Sem dúvida! É aí que entra o Legal Design.

O que é Legal Design?

Legal Design é uma disciplina que combina Design, Direito e Tecnologia, a fim de criar soluções jurídicas mais acessíveis, claras e eficazes para usuários de documentos ou produtos jurídicos.

Acima de tudo, essa abordagem representa uma estratégia adotada por departamentos jurídicos e escritórios de advocacia para se comunicar de maneira simples, personalizada e objetiva com seu público, aumentando a transparência através do Visual Law, que torna mais compreensíveis as informações complexas.

Seu objetivo, portanto, consiste em utilizar estratégias criativas para encontrar o método de comunicação mais eficaz, avançando na solução de problemas e prestando um atendimento de melhor qualidade. O resultado tem sido impactante e inspirador e já podemos ver resultados concretos emergindo em muitas organizações que adotaram a mudança.

Por que incorporar o Legal Design?

Uma estratégia jurídica eficaz tem o potencial de transformar o tradicional mundo do Direito, tornando-o mais eficiente e fácil de utilizar. Ele capacita os usuários a se envolverem com as questões legais com confiança e a tomarem decisões informadas.

E quando falamos de “usuários”, não estamos só falando de advogados e seus respectivos clientes, não! Estamos falando de todo mundo que pode ser afetado por esses documentos — juízes, fornecedores, clientes, parceiros comerciais…

Nesse sentido, adotar técnicas de Legal Design e Visual Law faz todo sentido por diversas razões. Dá uma olhada em algumas delas:

  • torna os documentos ainda melhores, mais claros e eficientes;
  • melhora a percepção da marca e, portanto, da organização;
  • evita futuros problemas, já que os documentos são mais fáceis de entender;
  • coloca o foco nas necessidades das pessoas que usam esses documentos;
  • simplifica o exercício de direitos;
  • facilita o acesso à Justiça;
  • melhora a qualidade dos documentos.

Veja essas imagens retiradas do acervo da Studio by Future Law demonstrando exemplos de como o Legal Design melhora o entendimento do usuário sobre um produto jurídico:

O papel do Legal Design nas organizações e escritórios de advocacia

À medida que o mundo avança, muitos contratos ficam presos no passado. Eles parecem iguais a 70 anos atrás. A única coisa que mudou foi o tipo de caneta, o papel, a máquina de escrever, o computador ou até o lugar onde o documento é mostrado. Mas o jeito e o formato quase não mudaram. E, mesmo quando existem digitalmente, são uma cópia na tela do formulário em papel.

Como o Design é uma disciplina de amplo alcance e com aplicações ilimitadas, ele pode ser adotado com sucesso por quase qualquer tipo de organização ou escritório de advocacia. No entanto, em seus estágios iniciais de popularidade, essa ferramenta tocou em cheio o operador do Direito.

Isso ocorre porque esses profissionais procuram ativamente maneiras de fazer mais com menos, além de sofrerem pressão contínua para alcançar resultados elevados em funções que não consistem apenas em fornecer assessoria jurídica. Ou seja, eles precisam se posicionar como parceiros estratégicos de seus clientes.

Afinal, neste mercado, o sucesso como profissional jurídico pressupõe manter-se competitivo, aumentar a relevância e abordar proativamente as novas necessidades e expectativas dos clientes — e descobriram que o Legal Design é a ferramenta perfeita para auxiliar nestas tarefas.

E olha, essa abordagem vai além do documento formal. Ela envolve todo o processo de criá-los, envolvendo pesquisas, técnicas de experiência do usuário, canais, frequência e outros.

Assim, a nova abordagem baseada em Design representa um compromisso mais amplo com a inovação e a resolução de problemas.

Estamos em um mundo de constantes transformações e nos adaptar para oferecer sempre o melhor aos nossos usuários e clientes deve ser uma de nossas prioridades. Você já sabe o que é Legal Design e Visual Law, quais são seus objetivos, suas vantagens e como pode ajudar o setor jurídico.

Chame o Time do Studio by Future Law está aqui para te ajudar a modernizar a prática jurídica. Temos uma metodologia exclusiva que abrange elementos de design, estratégia e aprimoramento da experiência do cliente. Nosso objetivo é garantir que a melhor experiência possível facilite a sua organização a alcançar sucesso em questões cruciais e obter resultados significativos.

Quer ter processos e documentos mais eficientes? Fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *